Depois de nos anos 90 ter optado pela via artística nos estudos secundários, conclui esse percurso na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, seguidamente licencia-se em Artes Plásticas – Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto [1994-1999]. Obteve posteriormente a Pós-Graduação - [Master of Arts Research programme] com uma investigação em torno das “Site-specific & Public Art Practices at Visual Arts Higher Education”, Surrey-Roehampton University, em Londres. Ingressa no curso do programa de Doutoramento da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo [2004], obtendo o Diploma de Estudos Avançados de Doutoramento [D.E.A.] [2005] com o projecto: “Flexibilidade e transmutação da arte como projecto contemporâneo insubordinado ao sentido”. Desenvolve actualmente a sua tese de Doutoramento com o título: “A prática artística contemporânea entre a entropia e a auto-regulação”, sob orientação de Javier Tudela, Doctor em Filosofia e Belas Artes. Desenvolve actividade de Comissariado desde 1998, contribuindo para a divulgação de uma inteira geração de jovens artistas, que actualmente se afirmam no panorama da arte contemporânea, destacando-se as exposições do projecto programático “Artemosferas” e do cluster criativo “Espaço Artes Múltiplas” [2001-2003], no Porto, projecto distinguido pelo Instituto das Artes do Ministério da Cultura e do qual foi membro-fundador com funções de comissariado, programação e produção: “Inaugural” com João Louro, Miguel Palma, João Onofre e Pedro Tudela; “Black out” com Juanjo, Arturo Fuentes ou Fictionary Players, “Flashcontacto” e “Fictional buzzing” com Miguel Soares ou António Olaio, os projectos com Fictionary Players [Alexandre A.R. Costa, Jorge Fernando dos Santos e Miguel Seabra]; “To play and the monkey business”, projecto com Eduardo Matos; “Tropicalia III” projecto com Cláudia Ulisses; “7 artistas ao 11º mês”, projecto com Pedro Cabral Santo; “Regras do jogo da glória”, projecto com Paulo Mendes, etc.. É Fundador e Director do projecto internacional de arte contemporânea: I.M.A.N. - Intermédia, Multimédia, Acção e Nada, projecto apoiado pela Casa das Artes de V.N.F. que conta nas várias edições [2005-presente] com nomes tais como: Jaap Blonk, Julião Sarmento, Ção Pestana ou Bartolomé Ferrando, a par de centenas de artistas em afirmação de carreira. Tem vindo a explorar uma prática artística como sendo um sistema complexo, aberto e dinâmico, expondo e desenvolvendo performances (colectiva ou individualmente) a partir de 1996: Em Portugal [várias cidades], França [Paris, 2006], Reino Unido [Londres, 2003], Estados Unidos da América [Nova Iorque, 2000], Alemanha [Frankfurt, 2000/2002 e Berlim, 2007/2009] e Espanha [San Ildefonso, 2000/2001; Caldas de Reis, 2004/2008 e Pontevedra, 2006]. Paralelamente desenvolve ainda alguns projectos colectivos de relevo nas áreas da música electrónica, artes visuais e performance, tais como: Co-fundador de “PublicPerformedia” [2006-presente]; Co-fundador de “Fictionary Players” [2002-presente]; Convidado para “g.v. – guitarras variáveis” [2007]. Foi docente do Ensino Público na área das artes visuais [1999-2002] e, a partir dessa data, do Ensino Superior Politécnico e Universitário, onde também tem desenvolvido cargos de coordenação, como por exemplo: No curso de Pintura e Escultura do I.S.E.I.T. [2005-2006], Campus Universitário de Viseu, e na Pós-Graduação em Projectos Culturais [2007-2008], Campus Académico de Gaia – Instituto Piaget, onde leccionou unidades curriculares de Arte Contemporânea, Performance, Instalação e Tecnologias, e outras como Ateliers Artísticos [desde 2002] ou ainda Semiologia das Artes ou Gestão do Património Histórico e Cultural [2006-07]. Em [2007-2008] colabora com o Departamento de Expressões Artísticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na Licenciatura em Gestão Artística e Cultural e nos Seminários e Conferências de Práticas das Artes Performativas e Comunicação, Imagem e Som. Em [2008-2009] lecciona na Escola Superior de Tecnologia e Gestão e na Escola Superior de Educação do I.P.V.C., nas Licenciaturas de Gestão Artística e Cultural, Cerâmica Artística e Design do Produto. É regularmente convidado por algumas instituições do Ensino Superior Público como consultor científico/cultural em cursos relacionados com a Arte Contemporânea. Participou e/ou organizou várias Conferências e Workshops, a nível nacional e internacional, como por exemplo: Em [2009] - [orador] “em volta das práticas dinâmicas e do posicionamento do artista contemporâneo”, Encontro Internacional entre Artistas, Cientistas e Tecnólogos – Contextos Transversales, Casa de Campas – ViceReitoria – Campus de Pontevedra – Universidade de Vigo; Em [2008] - [orador] “O universo da performance – O papel das vanguardas no século XX”, Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas da Escola Superior de Educação do IPVC - IV Ciclo internacional de conferências; [2007] - [orador] “Da arte. da cidade. do efémero”, com Pedro Cabral Santo, Arte Lisboa07 – Feira Intenacional de Arte Contemporânea de Lisboa; [2007] - [orador] “Práticas de Escultura” Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; [2006] - [orador] “Reflexões em torno da arte em contexto social e pedagógico”, Iec – Universidade do Minho, Braga; [2002] - [orador] “Interdisciplinary concepts in contemporary art practice”, Arca – Escola Universitária das Artes de Coimbra; [2001] - [orador] "Artistic partnerships, structures and multidisciplinarity" [Ciclo de conferências relações d`arte] Aula magna - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; [2001] - [orador] “O projecto Artemosferas” [para os alunos do Mestrado em Estudos Curatoriais da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Espaço Artes Múltiplas, Porto. As suas actividades, tanto referentes à prática artística como de comissariado/organização de exposições são referidas em várias publicações e programas televisivos da especialidade, tais como: [2001/2002] – ARTEMOSFERAS na SIC Notícias (Sociedade das Belas Artes I e II) por João Mc.Donald/ Apresentação de Bárbara Guimarães (Entrevistas); [2005] – I.M.A.N. na RTP 2, Magazine Artes, Consultoria de Óscar Faria; [2007] - [Sobre a Obra videográfica: “Tumbling Fake Business” de 2003, e com texto de análise por Gisela Leal, na 1ª Mostra de Vídeo Arte]. Catátogo/Livro: [Salão Olímpico 2003-2006]. Ed. Museu de Serralves e Centro Cultural Vila Flôr de Guimarães; [1999] – Catálogo: [Alexandre Costa]. Textos: COSTA, Alexandre: “E se…”; Marques, Carlos - Prof. Escultor: “Por entre a agressividade da aresta na Obra de Alexandre Costa”; Sousa Cardoso, João: “Diagramas vagos de fossilização”: sobre a Obra de Alexandre Costa. Catálogo da Exposição Individual de Finalista, FBAUP. Ed. Casa da Cultura/Câmara Municipal V.N.Famalicão -Espaço-instalações-provisórias-museu-do-surrealismo. [2009] – PESTANA, Ção. (Artigo): “Performance en Portugal (un relato personal)” in Chamalle X – Catálogo V Jornadas de Arte de Acción.
Desenvolveu vários projectos de investigação académica no âmbito das práticas artísticas contemporâneas, como por exemplo: Membro de equipa e coordenador executivo dos seguintes projectos de investigação: 1 - SONDA - Viseu (envolvendo centenas de participantes da população de Viseu); 2 - Processos Transdisciplinares: Artes Plásticas e Música; 3 - Artes em Atelier. Desenvolveram-se com a participação e colaboração do Campus Universitário de Viseu, do Instituto Português da Juventude, do Teatro Viriato e do Museu Grão Vasco - Projectos de investigação sob a alçada em 2005/06 – da Coordenação da Licenciatura em Pintura e Escultura do I.S.E.I.T., Campus Universitário de Viseu (I. Piaget) onde desempenhou o cargo de Coordenador Executivo. Outras participações: Membro da Coordenação Cientifica e Pedagógica da Pós-Graduação em Gestão de Projectos Culturais, Campus Académico de V.N. Gaia. Desenvolve várias publicações como por exemplo: Publica com Edição da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Catálogo: IMAN 2005 - um projecto de Alexandre A. R. Costa, ou em 2007 o Desdobrável: Obra Plástica de Augusto Pereira Costa - a partir da construção sonora de 1968, com Ed. BLCS - [Câmara Municipal de Braga e Universidade do Minho]; ou ainda em 2009, o Catálogo da Exposição Individual “Banca de Artista” com Ed. da Galeria Serpente: Porto. Publica vários artigos como por exemplo: [2009] – COSTA, Alexandre. Texto “Sobre um fantasma vencedor e um desembarque em suspenso! Apontamentos sobre Utopia, Entropia e Prática Artística” in Contextos Transversales – o Livro. [2008] – COSTA, Alexandre. Texto “Do input ao output ao input ao output…e outras adopções e vómitos perceptivos” publicado na integra em [www.fictionaryplayers.blogspot.com] (blog do colectivo Fictionary Players) com parte do mesmo publicada no catálogo da XI edição do Kaldarte – Projecto de Arte Pública – Caldas de Reis, Espanha. Edição: Xunta de Galicia. p.10.; [2005] – COSTA, A. Arte, Regra e o Recreio Social, In inFORMAR 22: Revista de Educação Artística, Distribuição a associados em suporte digital e mini-cd; Edição APEVT, Porto. Encontra-se a terminar a coordenação de uma extensa publicação, um livro sobre os cinco anos de existência do projecto de arte contemporânea IMAN, reunindo registos de várias centenas de obras, actividades e textos críticos.
É actualmente Bolseiro da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) para o desenvolvimento da sua tese de Doutoramento na Universidade de Vigo.